segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Ariel Moshe explica como funciona a seleção de elenco do SBT

Ariel Moshe é preparador de elenco do SBT Foto/Divulgação

Basta acompanhar os pequenos que atuam nas novelas infantis do SBT para perceber que eles estão muito bem preparados e são superprofissionais. O que muita gente não sabe, é que por trás dessas belas atuações, existe todo um trabalho feito pelo Ariel Moshe, que é ator, diretor e professor de teatro e interpretação. 

Início como preparador

Por já trabalhar com formação de atores, Ariel se mostrava a pessoa ideal para desempenhar essa tarefa nas novelas infantis da emissora. "Falaram de mim: 'nós vamos fazer Carrossel'. A grande preocupação deles, era como lidar com essas crianças e, por ser professor e dar aulas, eu poderia fazer isso. Foi o que aconteceu! Comecei a fazer a seleção das crianças para a novela, junto com a Iris, e chegou em um ponto em que eu comecei a trabalhar com elas, virando preparador de todas. E deu muito certo!", comemora.

Trabalho em Carrossel

Os atores mirins que participaram da novela tinham oito a até um pouco mais de 12 anos de idade, o que exigiu um trabalho habilidoso de Ariel para que desse tudo certo. "Eram crianças alfabetizadas, que já haviam tido algum contato com o meio artístico, pois faziam comercial de televisão, teatro e tudo mais (o que não acontece em Carinha de Anjo). O que elas não tinham, era noção de como serem atores de telenovela, porque as pessoas confundem muito isso. Muitas mães acham que, por conta de o filho fazer comercial, está pronto para atuar em novela. E não é verdade!", explica. De acordo com ele, as duas situações são bem diferentes. Enquanto o comercial exige dedicação para a gravação de uma única cena, sendo ela repetida inúmeras vezes ao dia, na novela são diversas cenas diariamente. "Novela é coisa nova todo dia toda hora, o dia inteiro. São textos completamente diferentes. E eles não tinham essa habilidade em Carrossel. Foi esse meu trabalho, fazer com que elas entendessem a linguagem da televisão, dos sentimentos e das emoções", explica.

Chiquititas, outro grande sucesso

Por lidar com atores um pouco mais velhos, Ariel explica que o trabalho foi mais tranquilo nessa produção. "Quando você chega para uma criança em uma cena e diz: 'bom, agora você está doente'. Ela te olha e responde: 'não, mas eu estou bem!' Ela nega. Então, é preciso fazer com que elas entendam o mecanismo da brincadeira. Em Chiquititas, eram garotos mais velho. Tínhamos atores de 12 a 15 anos. Era uma comunicação mais fácil!", lembra.

Carinho por Cúmplices de um Resgate

Por estar em sua reta final, não poderíamos deixar de perguntar em que a trama deixará mais saudade. E, por ser uma novela com um número reduzido de atores e personagens, Ariel revelou que o elenco sempre esteve muito próximo, o que estreitou os laços entre todos. "Foi sempre tudo muito querido, criou-se um elo forte. Eu já conhecia alguns atores, por ter trabalhado com eles em teatro, e tudo mais. Havia mais contato", conta.

O processo de seleção do elenco

Quando perguntamos o que é preciso ter para ser escolhido em uma seleção, Ariel esclareceu que, muitas vezes, o fato de uma criança ser capaz de se apresentar em um programa cantando ou dançando, não significa que ela esteja preparada para atuar. "Os pais não sabem disso. A novela exige que você tenha emoções diferentes e as exponham sem estar emocionado verdadeiramente; que você decore, às vezes, 25 ou 50 páginas por dia, mesmo que seja duas ou três falas por página. A criança precisa entender a ordem cronológica da trama. Às vezes, a pessoa casa no fim da novela, sendo que já tinha filhos e vivia com a família no início", pontua. Então, muitos detalhes são avaliados durante a escolha de um ator mirim.

Trabalho com os pais

Não são só os pequenos que precisam ser orientados quando são escolhidos para uma novela, sabia? "Eu costumo dizer que os pais dão mais trabalho que as crianças! (Risos). Eles fazem um treinamento errado em casa, ensinando o filho a decorar o texto de uma forma diferente, com entendimento e gesto errados, sem as 'verdades' da cena. Isso acaba confundindo os filhos. Então, eu faço um trabalho com eles também! E está sendo muito legal, eles estão adorando!", diz.

“Depois de Carrossel, trabalhei em Chiquititas, Cúmplices de um Resgate e estarei em Carinha de Anjo, também. Eu ajudo a preparar os atores e me divirto por aqui”, conta Ariel.

Confira um conselho do Ariel para quem sonha atuar!

“Se você quer ser ator ou atriz, mirim, jovem ou adulto, procure um curso de teatro. Não confunda workshops ou coachs com a vivência de um curso real. Ninguém aprende a ser ator em um, dois dias. Para atuar, você precisa do outro, contracenar. De emoções diferentes. E isso você só tem dentro de uma escola de teatro. Quer ser ator ou atriz? Busque uma escola!

Entrevista por: SBT em Revista edição de setembro.
Por: Paula Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário