quarta-feira, 11 de maio de 2016

Por causa de novela da Record, Jussara Freire perde papel em "Carinho de Anjo"

Jussara Freire como Urraca, personagem de "Escrava Mãe", novela que estreia dia 30

Com 43 anos de carreira, a atriz Jussara Freire (65) teve uma experiência inédita em 2015: gravar uma novela inteira com uma produtora terceirizada, e não diretamente com a emissora. Foi a primeira e, talvez, a última vez que ela passa por isso. A atriz chegou a passar mal durante as gravações de "Escrava Mãe" na cidade de Paulínia, em São Paulo, e tomou um susto. "Não tinha ambulância no local e foi uma correria. Depois do ocorrido, colocaram uma viatura de prontidão. Foi muito difícil. Entendo que é uma nova maneira de fazer novela, mas não voltarei a trabalhar com a [produtora] Casablanca. Isso só ocorrerá se oferecerem muito dinheiro e puder levar meu psiquiatra", dispara em atriz em entrevista ao UOL.

"Essa história de terceirização não é boa. A organização foi tão esquisita que poderia prejudicar a única coisa que tenho para vender. Atuar para mim é um ofício. Não estou de brincadeira. Não importa se estou numa emissora ou no teatro, é um ofício. O cenário atrasou muito, tínhamos de gravar no interior e nos locomover de uma cidade para outra sem prévio aviso. Estava muito calor e muita coisa não funcionava direito", revela.

Jussara faz questão de dizer que não é tipo que reclama de tudo e também afirma não ter gênio forte como muitos dizem. "Apenas reivindico melhores condições de trabalho não só para mim, mas para a equipe de profissionais que faz a produção acontecer. Se falta um ar-condicionado num lugar quente, vai prejudicar o trabalho. Se uma cadeira da maquiagem está quebrada, vai prejudicar o maquiador. Só quero melhorias", afirma.

Procurada, a Casablanca informa que disponibilizou duas ambulâncias para as gravações de "Escrava Mãe", uma para as locações em Paulínia e outra para as que foram na cidade Santa Gertrudes, entretanto, a produtora não soube dizer se havia uma unidade disponível no dia em que Jussara Freire passou mal.

Foi a primeira vez também que Record terceirizou a toda produção de uma novela. "Escrava Mãe" é a quinta novela de Jussara na Record, além de ter feito a série "Plano Alto". Na trama, a atriz dá vida a Urraca, uma madame falida que inferniza a vida de seus desafetos. "Ela atormenta quem pode. É fora da casinha, fala demais e muitas vezes sozinha. É uma personagem incrível que me exigia muito. Às vezes, tinha de gravar sete cenas que viravam 15. Cada dia de gravação era praticamente uma peça de teatro. Ela é muita má, vomita o texto, e tentei levar toda essa maldade para o humor. É uma vilã maravilhosa", conta.

O resultado final do trabalho poderá ser visto a partir do próximo dia 30, quando a estreia da novela inaugura um novo horário para o segmento na Record, às 19h30.

Perdeu papel em "Velho Chico"

Para Jussara, os problemas de "Escrava Mãe" não terminaram nas gravações. A trama que estava prevista para estrear em outubro de 2015 e chegou a ter chamadas no ar, foi adiada duas vezes pela programação da Record. Com isso, a atriz perdeu dois convites de emissoras diferentes, Globo e SBT.

Enquanto estava gravando a trama da Record, Jussara foi sondada para fazer "Velho Chico", da Globo, mas acabou perdendo o papel. "Houve uma sondagem e até um esforço para me ter na trama. Chegaram a ligar na Casablanca para saber quando a novela iria ao ar. Se ela tivesse estreado no tempo correto, daria tudo certo. Amo [o autor] Benedito Ruy Barbosa, [o diretor] Luiz Fernando Carvalho e tenho a cara da novela. Poderia fazer qualquer papel, condizente com a minha idade, ali. Seria minha volta para a Globo após 10 anos", lamenta.

"Nosso contrato já acabou, mas estamos amarrados pela Record. O problema não é com a emissora, mas com a lei. Um canal pode ficar até cinco anos sem colocar no ar um trabalho inédito. Só que nenhuma outra empresa televisiva vai querer contratar o ator enquanto essa produção inédita não for toda ao ar, porque isso causa uma confusão no telespectador. Por isso ficamos na dependência da exibição. É a lei que precisa mudar", argumenta a atriz.

A atriz também foi procurada pelo SBT.  Se tudo desse certo, viveria uma freira em "Carinho de Anjo", substituta de "Cúmplices de um Resgate", mas, de novo, a negociação também não vingou por conta da indefinição da estreia do folhetim da Record.  "Além disso, deixei de atuar em duas peças porque as gravações de 'Escrava Mãe' atrasaram muito e eu não podia me comprometer. Profissionalmente, este ano está perdido para mim quando o assunto é TV. Só poderei ir para outra emissora em 2017". "Escrava Mãe" só deverá sair do ar em novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário